sublinhar

domingo, julho 06, 2003

Vale a pena?

O Guerra e Pas tem um post muito interessante sobre “fazer as coisas da maneira certa” no nosso Portugal.

Modestamente dou a minha contribuição para o tema:
Eu tenho por hábito esperar pelo sinal verde para peões antes de atravessar a rua. O que por si só é estranho aos hábitos dos portugueses. Mesmo naquelas situações em que não se vislumbra um carro nas proximidades, se por acaso estiver perto de mim uma criança, fico à espera do sinal. Pretendo com isso dar uma pequena ajuda aos pais que no meio da selva urbana tentam educar os seus filhos.
Esta minha "mania" já dura há algum tempo e os resultados são assustadores. Regra geral fico estupidamente parado enquanto toda gente atravessa a rua com o sinal vermelho. E já vi de tudo: pais que momentos antes palestravam com os filhos sobre os sinais de trânsito a atravessarem em vermelho; crianças a tentarem fazer pedagogia com os pais e a serem arrastados por estes; e o mais vulgar é mesmo atravessar no vermelho sem falar e sem pensar.
Só me consigo lembrar de uma vez em que este hábito se revelou produtivo. Tive o prazer de assistir a uma mãe que tentando ensinar ao seu filho as regras básicas de comportamento cívico esperava o sinal verde numa rua completamente deserta. Cheguei eu, e também por ali fiquei parado. A mãe, percebendo porque estava eu ali especado, dedicou-me um sorriso de agradecimento.
Agradeço-lhe muito por me ter mostrado que valia a pena.

Concluindo: Mais um post a favor do desejo de desafinar.

[in Odi Profanum Vulgus]

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial