sublinhar

segunda-feira, abril 18, 2005

All rise

Depressa, levanta-te. Sai da cama onde estás tranquilamente deitado há muito tempo, digamos: a vida toda, e vai até à rua ver o que se passa. As pessoas gritam, ou não gritam, suponho que é precisamente isso: as pessoas estão caladas. As pessoas estão mesmo caladas, um silêncio de ferro. Podes pensar, tu que dormes há tanto tempo, podes pensar que algo malévolo lhes força o silêncio. Devo dizer-te, como quem te avisa, que não existe nada exterior a nada que impeça cada um deles de falar. Sei que despertaste por causa deste silêncio que te parece ensurdecedor, agora constrói nele, o que vês? Eu sei, vês alguém que fala incessantemente mas não diz nada. Repetir a miserável construção em que nos prenderam, nos prendemos, repetir incessantemente, sem perceber que o fazemos. Falar durante horas, dias, semanas, vidas inteiras, de nada, absolutamente nada. Um dia uma imagem confronta-nos com o desconhecimento de nós. Agora que acordaste, de um sono antigo, como uma princesa adormecida de um conto de fadas, diz-me se o mundo não desilude o teu sonho? Foste acordado pelo burburinho do silêncio palavras que na rua, na rádio, na tv, te destruía a possibilidade do sonho. O vazio chegou aí, tal como eu esperava. Posso contar-te, talvez como quem se confessa, que sabia que o vazio chegaria aí. Não fiz nada, isso tortura-me, mas não me faz nem por um momento deixar de perceber que não fiz nada... e talvez pudesse ter feito. Bom, uma coisa eu fiz, estive atento a todos que falavam para lá do burburinho, que partilhavam, ainda sabes o que é isso? Estive atento mesmo quando não concordava com eles, principalmente quando não concordava com eles. Mas foi apenas isso que fiz. Deixo-te esta imensidão de silêncio em forma de palavras, estas mil e uma imagens de um mundo de silêncio. Sabes, apetece-me gritar muitas vezes: calem-se, por favor calem-se. A ti também irá apetecer, eu sei. Mas agora, digo-te, num sussurro, apetece-me dar-te a mão e lutar, um bocadinho, sei lá: podíamos dizer, muitas vezes, que alexandra morreu num atentado de literatura política, para que vissem... mas ninguém viu.

Mas sejamos incendiários de consciências, usemos as armas do adversário, perverter parece-me uma boa palavra de ordem. A ironia destas coisas deixa-me sempre bem disposto. Armemo-nos de metáforas contra o mundo cinzento. Que dizes, vens?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial